O passado no presente
Já Prestou atenção na sua respiração?
Sempre digo aos meus pacientes sobre a importância da respiração; nos proporciona calma e discernimento no caminho a percorrer pela a busca do o auto-conhecimento.
Cientificamente, muito já se sabe sobre a importância da respiração correta para o bem estar físico e psíquico, pois atua no sistema nervoso autônomo, modulando a temperatura do corpo e a pressão arterial. Resultados de pesquisas apontam que a respiração é um coadjuvante no tratamento de doenças como, por exemplo, o transtorno do pânico.
Porém, devido a alguns fatores, como a poluição e o estresse, respiramos de maneira superficial. E o segredo do sucesso é simples, basta dedicar de 5 a 15 minutos diários para já sentir o efeito e uma BOA RESPIRAÇÃO..
Vamos ao exercício:
* de preferência deitado, coloque uma mão sobre o peito e outra na altura do umbigo; inspire lenta e profundamente e certifique-se de que ambas as mãos estão se movimentando. Tente alongar a expiração; controle os segundos e procure fazer com que ela dure o dobro do tempo da inspiração, mas ATENÇÃO: esse procedimento não deve causar desconforto.
A partir de agora, vamos respirar e buscar mais qualidade para nossa vida!
Fonte: www.premiosaude.com.br
Pra Sentir...
O meu olhar é nítido como um girassol
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...
Fernando Pessoa
Mário Quintana
"Tão bom morrer de amor
e continuar vivendo"
Sou leitora da revista VIDA SIMPLES e já postei, por diversas vezes, informações e matérias interessantes. Desta vez, lendo a coluna Em Análise da psicanalista Diana Corso, me deparei com um parágrafo que muito interessante que poderá auxiliar no entendimento de uns dos pontos positivos para o início e desenvolvimento da psicoterapia.
Se você está pensando em procurar um psicólogo ou questionando sobre o por quê de fazer psicoterapia, leia com atenção esse pequeno, porém não pouco significativo, parágrafo; quem sabe pode ajudar:
"(...) nosso passado é um pacote fechado, composto de enigmas que, mais que fatos, contêm quase ficção. (...) Graças a esse caráter fantasioso do passado, os psicanalistas acreditam que uma história sempre pode ser revista, levando a um novo final. Passamos nossa vida reeditando nossa autobiografia. Uma análise é isso, e reelaborar o passado ajuda a viver um futuro melhor."
Pra pensar...
"(...) Qual é o sentido da vida, do universo e de tudo mais (...) Como o arco-íris, que não existe por si mesmo, mas que é apenas o resultado da interação entre nosso olho e a refração da luz nas gotículas de água, o significado da existência também nasce de uma parceria entre nós e aquilo que achamos que é realidade. É uma retribuição ao que vivemos e experimentamos"
Faz algum sentido? Liane Alves. Vida Simples. Ed 96. Setembro 2010.
De dentro pra fora...
...e de fora pra dentro
Era meia noite,
O sol brilhava,
Os pássaros pastavam,
As vacas pulavam de galho em
galho,
E sentado em pé em um banco
de pedra feito de madeira,
Um jovem velhinho dizia calado:
- O mundo é um circulo quadrado que gira parado...e aqui mais vale morrer do que perder a vida..
Oficina de Criatividade
Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração
do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão,
é sensibilidade, criatividade, é vida
(JUNG, C.G., 1920)
Uma das minhas ferramentas de trabalho no consultório é a arte. Através da arte, lidamos com os simbolos da expressão inconsciente, além disso, a arte é sensível e bela.
Uma das técnicas é a de origamis, que é a transformar o "nada" em forma, a possibilidade da transformação. Um origami muito interessante e bastante simbólico é o TSURU, que é envolvido em uma bela lenda, que dividirei com vocês:
Tsuru na língua japonesa significa cegonha ou grou. São aves grandes com plumagem alva, tem em suas extremidades um tom avermelhado. O tsuru representa para os japoneses uma ave sagrada e símbolo da juventude. São considerados na Ásia, os pássaros mais velhos da terra. É dito em uma lenda, que eles vivem durante mil anos. Eram os pássaros companheiro dos eremitas que faziam meditação nas montanhas. Como esses eram eremitas místicos, que supunham ter poderes sobrenaturais para não envelhecer, o tsuru passou a ser considerado um pássaro de vida longa. Eles simbolizam mocidade eterna e felicidade. Tal crença se estende praticamente ao longo de quase toda Ásia. Diz a lenda, que quem fizer mil origamis de tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja, alcançará bons resultados. Também é costume no Japão, levar papéis de origamis quando se visita alguém adoentado, na esperança de que quanto mais origamis de tsuru o acamado fizer, mais rápido se recuperará de sua enfermidade.